Novidades

Google Maps ganha compartilhamento de local em tempo real no celular

O Google Maps acaba de ganhar o compartilhamento de locais entre usuários do aplicativo para Android e iPhone (iOS). O anúncio foi feito no evento "Google for Brasil" nesta quarta-feira (22). Em demonstração, Luiz Barroso, o brasileiro vice-presidente de Engenharia do Google para o Google Maps, compartilhou com outra pessoa o lugar em que estava, em trânsito, até se encontrarem. O recurso permite que ambos se comuniquem sobre suas posições. A novidade é ideal para acabar com dúvidas como "que horas você chega?". Isso porque a ferramenta dá uma expectativa real de quanto tempo demora, com o trânsito atual, para chegar de um ponto a outro do mapa. A função chega para todos hoje mesmo.

De acordo com o Google, é possível compartilhar sua localização apenas com quem o usuário deseja, terminando o compartimento de dados ao final da viagem. Ou seja, quando você chegar no ponto de destino marcado no mapa a pessoa que está acompanhando seu trajeto não terá mais acesso.

Reservas indígenas no Google Maps

Outras três novidades chegam ao recurso de mapas do Google. A primeira são os territórios indígenas no Brasil que, em parceria com a Funai, agora estão demarcados também no Google Maps.Segundo dados da Fundação Nacional do Índio, há 472 territórios indígenas diferentes no Brasil, com mais de meio milhão de habitantes, cobrindo até 13% da área total do país. A atualização dos mapas, ainda de acordo com o Google, seria uma forma de dar maior visibilidade à população indígena e à demarcação oficial dos limites dos seus territórios protegidos por lei. As informação já foram publicadas nos mapas.

Cabify no Google Maps

A segunda é a inclusão do Cabify ao lado do Uber e do 99, antigo 99Táxi, como opção de transporte privado, permitindo pedir um carro sem ter o aplicativo instalado, usando apenas o Google Maps — uma parceria que ajuda também o usuário a comparar os preços entre os serviços de carro particular.

A gigante também afirmou que já estão disponíveis informações em tempo real dos ônibus nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande e Londrina — ao lado de Rio de Janeiro e São Paulo.

Posts na busca

A terceira e última são "posts na busca". Ao procurar por instituições localizadas nos mapas do Google, os resultados vão mostrar informações relevantes escolhidas pelo próprio dono ou responsável pelo local. Um dos exemplos é a busca pelo MASP, em São Paulo. Segundo o Google, os posts são uma forma de oferecer conteúdo recente sobre os locais a partir de fontes verificadas como próximas exposições, perfis de artistas, filmes em cartaz e outros. Museus, clubes esportivos, e até mesmo artistas podem se inscrever na solução que mostra cartões em miniatura sobre novidades na entidade.

Barroso celebrou lançamentos mostrados no país e se mostrou otimista. "Nos últimos anos, o Brasil tem sido o maior laboratório do Google Maps para recursos que são aplicados no mundo todo", disse.

Fonte: TechTudo

Vem Falar com a gente

Localização Av. Líbano, 94, Santa Rosa, Cuiabá- MT. Fones (65) 3359-8044.