Esqueça o velho e tradicional plano de marketing; tenha um plano de ações e o controle. Colocar todas as informações no papel é um desperdício muito grande de tempo em um cenário onde as variáveis do mercado e do seu segmento mudam em questão de dias.
Períodos de crise econômica são a grande oportunidade para marcas ajustarem suas atividades, tornarem-se mais produtivas, rápidas e compreensivas sobre si e os mercados que as cercam. Como resultado, há o incremento de receitas, a redução inteligente de custos e o aproveitamento de oportunidades.
Para isso é fundamental que o empresário, empreendedor, investidor, diretores e colaboradores saibam verdadeiramente quais são seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e em qual fase a marca se encontra: Lançamento, Manutenção ou Reativação.
Rever o DNA da marca, analisar o ambiente interno e externo, enxergar a realidade, saber como o cliente vê sua empresa, é um processo nem sempre agradável para o empresário, mas necessário. Assim poderemos combater as ameaças, aproveitar oportunidades, otimizar pontos fortes e minimizar pontos fracos.